O tapete deve ser um dos últimos itens escolhidos na decoração. Seja ele liso, colorido ou estampado, o mais importante é que esteja proporcional às dimensões do ambiente – e com a mobília posicionada fica mais fácil definir esse tamanho.
Veja também mais dicas de decoração.
Tapete para sala.
Como é o tapete que demarca os espaços, um modelo muito pequeno na frente do sofá, por exemplo, causa estranheza. O ideal é que, em uma sala, a peça seja grande o suficiente para ficar embaixo do sofá com, pelo menos, 20 centímetros de sobra de cada lado do sofá e que vá também até embaixo do rack e das poltronas, como na foto de referência.
Tapete para sala de jantar.
Para a sala de jantar a recomendação é cada borda ter 1 metro a mais que a área da mesa, para que se possa arrastar as cadeiras sem enroscar na peça. Assim, para uma mesa de 1,60 m por 1,60 m, o tapete precisa ter 2,60 m x 2,60 m. Quanto ao formato, deve seguir o do móvel: um retangular para mesas retangulares ou ovais e um quadrado para as quadradas ou redondas.
Tapete para quarto de casal.
Hora de comprar o tapete do quarto de casal, mas qual o tamanho correto? Segundo os arquitetos, o ideal é que o tapete nesse cômodo seja amplo com relação à cama, ultrapassando pelo menos 50 cm nas laterais e na frente. Se o modelo não for grande o suficiente para passar por baixo das mesas de cabeceira também (no caso de quartos maiores), ele deve ficar distante das mesas de cabeira cerca de 15 cm. Na imagem fica simples visualizar, para não ter erro.